Blog

Maravilha!

Maravilha!

17th December 2021

O Natal é uma época de maravilhas - uma época de luzes cintilantes, contos mágicos e tradições festivas!

Em 2007, Joshua Bell - um dos maiores violonistas do mundo - participou numa experiência social, em Washington DC, numa movimentada estação de metro. Poucos dias antes desta experiência, Bell tinha tocado num concerto em que os lugares mais baratos tinham custado cerca de 100 dólares, mas desta vez, fez-se passar por um simples artista de rua e tocou no seu violino Stradivarius durante a hora de ponta na estação de metro, durante cerca de 45 minutos.

Das 1097 pessoas que passaram por Joshua Bell nesse dia, apenas seis pessoas pararam para ouvir - apenas 6 pessoas fizeram uma pausa para reparar e maravilhar-se com a beleza que estava mesmo à frente dos seus olhos (e dos seus ouvidos!!).

Deixarmo-nos maravilhar, deslumbrar é tão importante para todos nós - o antigo filósofo grego, Sócrates, disse uma vez que "a contemplação é o princípio da sabedoria" - no entanto, estamos muitas vezes demasiado ocupados ou distraídos para reparar nas maravilhas que nos rodeiam.

Isto é particularmente verdade para os adultos, que se distraem tão facilmente devido às pressões e responsabilidades da vida quotidiana da rotina que pesam sobre si. Nisto as crianças são muito melhores que os adultos, sobretudo se lhes dermos espaço e lhes permitirmos sonhar com o dia-a-dia. Mas até mesmo as crianças precisam por vezes de encorajamento para parar e maravilhar-se...deixar-se deslumbrar e apreciar...

Este ato leva-nos muitas vezes a gratidão que é tão boa para a nossa alma! Alimenta a nossa imaginação e criatividade, aumenta as nossas expectativas sobre o que é verdadeiramente possível. Ao início demoramos algum tempo até conseguir parar e notar algo especificamente.

Precisamos desenvolver esta curiosidade sobre o mundo que nos rodeia. Quando criamos espaço e tempo para isso, conseguimos até transformar a nossa própria perspetiva. Charlie Chaplin disse uma vez: "Nunca encontraremos um arco-íris se estivermos a olhar para baixo".

Será que criamos espaço e tempo para esta admiração genuína? Oportunidades diárias para abrandar, parar, reparar, desfrutar e nos maravilharmos. Como é podemos regar as sementes de curiosidade e desta capacidade para nos deslumbrarmos com as crianças que acompanhamos? Como as incentivar?

Levando este mesmo sentimento de curiosidade ao mundo maravilhoso que as rodeia, motivando-as a apreciar a beleza e reconhecer que elas mesmas são uma Maravilha!

Parar... Ficar quietos... Observar... Maravilharmo-nos...

- Lisa Campbell

Lisa Campbell

Lisa Campbell

Antes de trabalhar para a TLG, Lisa era professora do ensino médio e Coordenadora de necessidades Educacionais especiais. Ela agora é coordenadora de Desenvolvimento do programa de voluntariado no TLG e é apaixonada por viajar com crianças e voluntários de uma forma que garanta que cada indivíduo seja visto, ouvido, capacitado e valorizado.

Latest blogs

Coach e o coração de novos começos

Dina Santana Torres | 05th September 2024

“Quando a vida acontece”

André Mota | 08th February 2024

Empatia gera calma

Equipa CCA | 12th December 2023

Próxima paragem: “regresso às aulas”

Equipa Executiva CCA | 05th September 2023

> View all latest blogs