Blog
O que é para mim ser coach…
20th June 2022
Chamo-me Euridice Chaveiro, mais conhecida por Genny Chaveiro. Acredito que o que me é dado é por graça, e pela mesma graça, devo devolver aos outros. Esse conceção de vida levou-me a ter um grande interesse em voluntariado e serviço ao próximo.
Sou casada com Paulo Chaveiro, há 32 anos e temos 3 filhos adultos, 2 deles já casados. Na minha infância e juventude aprendi dos meus ancestrais que é fundamental cuidar, proteger e ensinar os filhos nos valores e princípios orientadores da vida em que eu creio. Foi o que procurei fazer na educação dos nossos filhos, desde tenra idade, indo ao ponto de deixar a profissão que exercia na altura e escolher a melhor profissão de todos os tempos: ser mãe a tempo inteiro, até que a nossa mais nova entrasse no ensino básico.
Mas estive sempre envolvida em projetos de apoio, ajuda e interação com os mais desfavorecidos, como tinham feito comigo, durante a minha juventude, altura em que mais precisei de apoio e ajuda.
Em 2016/2017 soube do Crescer com Amigos. Fiquei logo entusiasmada e voluntariei-me para estar uma hora da minha semana com uma criança. Queria fazer parte deste percurso de estabelecer uma relação de amizade e de confiança com uma criança, a fim de ajudá-la a olhar para si mesma, ajudá-la a perceber e valorizar o seu potencial como ser humano e a acreditar nela própria. Queria investir numa vida de forma a minimizar as lacunas que os problemas emocionais, sociais e familiares tinham causado a crianças em tão tenra idade.
A perspetiva de colaborar com uma criança, num processo semanal e individual, levando-a a acreditar que há esperança no seu percurso familiar, académico e social, ensinando-a a olhar para as circunstâncias que a rodeiam de forma diferente, levando-a a valorizar-se e compreendendo-se a si própria, reconhecendo a sua dignidade como ser humano, e criando confiança em si mesma, a fim de ganhar um sentido de pertença, importante para o seu crescimento emocional, social e académico saudável.
Cedo percebi que estar no Projeto CCA, era preciso dar! Dar de mim mesma; dar do meu tempo; dar os meus ouvidos; dar o meu coração.
Estar disposta a ser frágil para ensinar vulnerabilidade, a uma criança, enquanto partilhava e ensinava.
Tem sido uma experiência fantástica, apesar dos altos e baixos, apesar das dificuldades. Ao longo destes 6 anos, tem sido muito gratificante ver a transformação nas vidas das crianças com quem estive.
E ser coach é isto, estar disposto a ser frágil e a dar tudo, para que uma criança conheça um futuro diferente e se torne um cidadão consciente e responsável.
- Genny Chaveiro