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Porquê elogiar?
23rd May 2022
O elogio como tudo é benéfico se for utilizado de modo equilibrado e só cumpre os seus propósitos desta forma, por exemplo se o tornarmos banal deixa de ter um efeito tão forte quanto poderia. Uma criança ao ser elogiada por tudo o que faz, rapidamente vai compreender que o elogio é banal, descartável e sem sentindo acabando por tornar-se ineficaz.
O elogio feito a uma criança deve ser consequência de um determinado comportamento como uma atitude concreta ou a realização de uma tarefa específica, algo que seja merecedor e digno desse mesmo elogio e torna-se assim uma ferramenta educativa excepcional e poderosa.
Os elogios não devem ser superficiais pois o intuito do adulto é o de promover o crescimento saudável da criança com adequada resistência à frustração, recorrendo a elogios significativos e singulares.
O uso do elogio ao relacionar-se, com o esforço depreendido pela criança e com o investimento que a criança tem num determinado comportamento, promove o equilíbrio emocional, potencia a persistência na realização de tarefas e facilita os relacionamentos com os pares.
Contribui também para uma auto estima mais sólida e promove um sentimento de autoconfiança essencial nos relacionamentos com os outros. Todos estes aspectos acabam por confluir numa melhor capacidade de aprendizagem e disponibilidade para alcançar sucessos do ponto de vista cognitivo.
Então é nosso dever como adultos elogiar de modo equilibrado na sequência de um objetivo alcançado com empenho, com verdadeiro envolvimento e apego! Temos de saber reconhecer e verbalizar o valor e as conquistas da criança, promovendo a criança, ou seja, amando-a através dos nossos atos.
Este é também o trabalho realizado pelos coaches da Crescer com Amigos.
Coaching é amizade, deve ser sempre centrado na individualidade da criança, é acerca de uma escuta atenta e empática mas é sobretudo a alegria da celebração, das conquistas realizadas nesta jornada em conjunto.
Então, vamos acentuar estes momentos únicos de elogios como sendo fundamentais e benéficos na construção de uma relação coerente e estável com a criança.
- Marisa Bossa